top of page
  • Foto do escritorJosilene Santos

Solidão X Solicitude










Quero falar um pouco, sobre o significado dessas palavras, que surgiu durante uma sessão de massoterapia com uma cliente.

    A solidão é um estado de estar sozinho ou isolado, muitas vezes acompanhado de sentimentos de tristeza ou vazio. É a sensação de estar sem companhia ou de não ter conexões significativas com outras pessoas. A solidão pode ser tanto física (quando estamos fisicamente sozinhos) quanto emocional (quando nos sentimos desconectados mesmo na presença de outras pessoas).

     Enquanto a solicitude é um sentimento de estar só e conseguir aproveitar da própria companhia. É um estado temporário, voluntário e positivo, em que você deseja e planeja um tempo para estar com você, fazendo algo que gosta como ler um livro, ouvir música, estudar, terminar um projeto importante ou simplesmente se deixar ficar em profunda autoanálise e reflexão. Esse é um momento muito prazeroso e enriquecedor.

     No caso dessa cliente, ela estava em solidão, devido a uma perda recente, mas já estava buscando ajuda com psicólogo e terapia complementar com um terapeuta holístico. A atitude dela demonstra maturidade em procurar logo por ajuda profissional, antes que esse sentimento se tornasse crônico, levando a algo mais sério como uma depressão.

    O fato é que todos nós em determinado momento da vida passaremos por momentos de solidão advindos de um trauma ou perda na vida e involuntariamente somos levados a esse estado negativo, muitas vezes duradouro, sendo necessário buscar ajuda e em outros momentos mais positivos estaremos em solicitude, gostando do nosso momento a sós e em pleno estado de contentamento e paz consigo mesmo.
















3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page